Power Automate: Desktop x Cloud Flow
- stepsandtech
- 31 de mar.
- 2 min de leitura

Power Automate Desktop e Cloud Flows. Ambos são ferramentas poderosas para automação de processos, porém cada um possui suas características e usos específicos.
Vamos juntos entender melhor como eles funcionam e quando utilizar cada um.
Power Automate Desktop
O Power Automate Desktop é ideal para automações que devem ser executadas diretamente na máquina local, onde o flow foi criado. Algumas principais características:
Execução Local: Os fluxos de automação são executados diretamente na máquina local, dessa forma o computador precisa estar ligado e conectado à internet para que a automação seja executada.
Automação de Processos Robóticos (RPA): permite interação direta dos aplicativos desktop e sistemas locais, não sendo necessário uma API na nuvem para a integração.
Gravação de Passos: uma das melhores funcionalidades da versão para desktop é permitir gravar os passos das ações realizadas no computador, como cliques de tela, digitação e comandos para serem reproduzidos pela automação.
Power Automate Desktop
Cloud Flow
O Cloud Flow, diferente da versão para desktop, é executado inteiramente na nuvem e é ideal para processos de automação que envolvam serviços baseados na nuvem. Principais características:
Execução na Nuvem: todos os flows são executados na nuvem, dessa forma não necessitam de recursos locais.
Conectividade com Serviços de Nuvem: através de seus conectores, facilmente conecta-se a diversos aplicativos e serviços baseados na nuvem, como Microsoft 365, Dropbox e X.
Gatilhos: é inciado por gatilhos pré definidos pelo usuário, permitindo que seja possivel estabelecer parâmetros personalizados para ativar a automação de forma autônoma. Você pode ler mais sobre os diversos tipos de gatilhos neste post.

Uma das grandes vantagens dessas ferramentas é que elas foram projetadas para serem complementares. É possível conectar fluxos desenvolvidos no Power Automate Desktop com o Power Automate Cloud Flow, permitindo integrar sistemas baseados na nuvem com tarefas realizadas no PC.
Escolher entre ambas depende das necessidades específicas do projeto. Para automatizar serviços que envolvam a nuvem e com acessibilidade a qualquer momento, o Cloud Flow é a melhor opção. Caso você precise automatizar tarefas locais e interagir com ferramentas desktop, o Power Automate Desktop é a escolha certa.
Links para a documentação oficial:
Espero que este post tenha ajudado a esclarecer as diferenças entre essas duas ferramentas.
Pedro Filippi
Comments